Normas de Gestão

Sabemos da importância em mantermos nossos processos padronizados, com foco na excelência dos resultados e a satisfação dos nossos Clientes. Como podemos nos preparar para entregar estes resultados? 

As normas de qualidade podem ser um bom caminho para o sucesso da sua empresa.

 

Criada pela International Organization for Standardization (ISO), a ISO 9001 é uma série de normas sobre gestão da qualidade que pode ser aplicada a empresas, produtos e serviços, contribuindo para a revolução de seus sistemas de gestão da qualidade, auxiliando empresas a aumentar sua e­ficiência e a satisfação do cliente. Ela foi lançada em 1987, como resultado da consolidação de várias experiências com normas nacionais de sistemas de gestão da qualidade.

Desde então passaram a ser adotadas por um número crescente de países e organizações, como instrumento de uniformização de critérios de qualidade para sistemas de gestão e de redução de barreiras técnicas ao comércio. Essa norma de­fine os requisitos para colocar um sistema de gestão da qualidade em vigor, e ajuda empresas a aumentar sua e­ficiência e a satisfação do cliente.

Quais são os benefícios da nova versão?

A nova versão da norma oferece ao usuário uma série de benefícios. Por exemplo:

  •      Enfatiza o desenvolvimento das lideranças;

  •      Contribui para análise dos riscos e oportunidades
    corporativas de forma estruturada;

  •       Usa linguagem simplificada, com estrutura e termos informais, que são especialmente úteis para as empresas que utilizam diversos sistemas de gestão;

  •       Aborda a gestão da cadeia de suprimentos de forma mais efetiva;

     

Quais benefícios ela pode trazer para minha empresa ou negócio?

O sistema de gestão da qualidade irá te ajudar a:

  •       Avaliar o contexto geral da sua Empresa para defi­nir quem é impactado por sua atividade e o que eles esperam de você. Isto permitirá que você defi­na seus objetivos de forma clara e identifi­que novas oportunidades de negócios;
  •      Ter foco no seu cliente garantindo a satisfação de suas necessidades de forma consistente e superando suas expectativas. O que pode resultar em retorno de clientes, novos clientes e, portanto, o aumento de negócios para sua empresa;
  •     Trabalhar de maneira eficiente, visto que todos os seus processos estarão alinhados e entendidos por todos na empresa. Isso leva ao aumento de produtividade e eficiência, reduzindo assim os custos internos;
  •      Atender os requisitos legais e regulamentares;
  •     Expandir para novos mercados, uma vez que alguns setores e clientes exigem a ABNT NBR ISO 9001 antes de iniciar um relacionamento comercial;
  • Identificar e tratar os riscos associados à sua empresa.