Sabemos da importância em mantermos nossos processos padronizados, com foco na excelência dos resultados e a satisfação dos nossos Clientes. Como podemos nos preparar para entregar estes resultados?
As normas de qualidade podem ser um bom caminho para o sucesso da sua empresa.
Criada pela International Organization for Standardization (ISO), a ISO 9001 é uma série de normas sobre gestão da qualidade que pode ser aplicada a empresas, produtos e serviços, contribuindo para a revolução de seus sistemas de gestão da qualidade, auxiliando empresas a aumentar sua eficiência e a satisfação do cliente. Ela foi lançada em 1987, como resultado da consolidação de várias experiências com normas nacionais de sistemas de gestão da qualidade.
Desde então passaram a ser adotadas por um número crescente de países e organizações, como instrumento de uniformização de critérios de qualidade para sistemas de gestão e de redução de barreiras técnicas ao comércio. Essa norma define os requisitos para colocar um sistema de gestão da qualidade em vigor, e ajuda empresas a aumentar sua eficiência e a satisfação do cliente.
Quais são os benefícios da nova versão?
A nova versão da norma oferece ao usuário uma série de benefícios. Por exemplo:
Enfatiza o desenvolvimento das lideranças;
Contribui para análise dos riscos e oportunidades
corporativas de forma estruturada;Usa linguagem simplificada, com estrutura e termos informais, que são especialmente úteis para as empresas que utilizam diversos sistemas de gestão;
Aborda a gestão da cadeia de suprimentos de forma mais efetiva;
Quais benefícios ela pode trazer para minha empresa ou negócio?
O sistema de gestão da qualidade irá te ajudar a:
- Avaliar o contexto geral da sua Empresa para definir quem é impactado por sua atividade e o que eles esperam de você. Isto permitirá que você defina seus objetivos de forma clara e identifique novas oportunidades de negócios;
- Ter foco no seu cliente garantindo a satisfação de suas necessidades de forma consistente e superando suas expectativas. O que pode resultar em retorno de clientes, novos clientes e, portanto, o aumento de negócios para sua empresa;
- Trabalhar de maneira eficiente, visto que todos os seus processos estarão alinhados e entendidos por todos na empresa. Isso leva ao aumento de produtividade e eficiência, reduzindo assim os custos internos;
- Atender os requisitos legais e regulamentares;
- Expandir para novos mercados, uma vez que alguns setores e clientes exigem a ABNT NBR ISO 9001 antes de iniciar um relacionamento comercial;
- Identificar e tratar os riscos associados à sua empresa.