Gerenciar o negócio por processos requer que medidas, métricas e indicadores de desempenho estejam disponíveis para monitorar os processos de forma que estes atendam às suas metas. Envolve simultaneamente a compreensão do que medir e de como medir.
Um bom sistema de medição tem como suas principais funções:
- Verificar se as metas estabelecidas foram cumpridas;
- Comunicar as estratégias e as prioridades da alta direção para os gestores;
- Servir como base para o reconhecimento da dedicação coletiva;
- Analisar problemas estratégicos de forma proativa;
- Apoiar a tomada de decisão;
- Apoiar a busca de novos caminhos estratégicos para a organização;
- Apoiar o aprendizado da organização.
Em tempos marcados pela abundância de dados, este é o momento de saber usar isso a favor da sua empresa.
A não ser que os dados sejam processados em informações que, por sua vez, se transforme em conhecimento, que mais tarde se transforme em sabedoria de mercado, quase tudo é desperdiçado.
Philip Kotler, 2000