Escritório de Processos

Com a implantação do BPM nas organizações, novos papéis, funções e responsabilidades são exigidos das pessoas para trajetória do tombamento da gestão empresarial para processos. Por este motivo, é de extrema importância a estruturação do Escritório de Processos.

O escritório de processos (Process Management Office, em inglês), é um comitê responsável por atuar entra as áreas operacionais da organização e as áreas estratégicas, planejando ações e coordenando projetos de BPM na empresa. Ele também é responsável por:

  • Definir princípios, práticas e padrões de BPM.
  • Proporcionar ferramentas e métodos comuns.
  • Formar e educar sobre práticas e princípios de gerenciamento de processos de negócio.
  • Difundir a cultura BPM na organização.
  • Fornecer orientação, mentoria e treinamento em melhores práticas e padrões, reforçando a conformidade.
  • Prover recursos (humanos, ferramentas) para projetos de análise e desenho.
  • Identificar, monitorar, apoiar, consolidar e relatar a situação em diversos projetos de transformação de processos pela organização.
  • Garantir que os princípios, práticas e padrões de BPM sejam escaláveis ao longo do escopo atual e futuro da implementação de BPM.
  • Proporcionar governança no desenho global de processos.
  • Integrar processos de negócio em nível corporativo.
  • Criar e manter um repositório de processos.
  • Fomentar a inovação e mudanças de paradigma.

Projetos para implantação de um Escritório de Processos contempla desde a criação da metodologia até a implantação de processos pilotos na empresa:

  • Definição do Manual de Gestão por Processos, contendo a metodologia para implantação do BPM.
  • Criação do Órgão dentro da estrutura funcional da empresa, geralmente sendo “Staff” para gerir a transição bem como garantir o aperfeiçoamento contínuo dos processos e subprocessos.
  • Definição da cadeia de valor de processos.
  • Definição do organograma matricial (funcional x processos), que visa facilitar de forma visual a responsabilidades das pessoas nos processos em detrimento a estrutura funcional.
  • Definição dos novos papéis e responsabilidades para implantação da Gestão por Processos, tais como: Dono de Processo; Comitê de Processo; e do próprio Escritório de Processos.
  • Trabalho de cultura de forma a trazer a Diretoria para visão lateral dos processos.
  • Implantação de uma sistemática para auditoria de processos.
  • Promoção a capacitação para os gestores de processos garantindo uma gestão orientada a processos.