Mapeamento e Gestão por Processos – BPM

O tema BPM (Business Process Management) vem se destacando nos últimos tempos, um novo método de gestão com foco no cliente, uma quebra de paradigmas e contraditório aos teóricos clássicos de administração.

O BPM é uma disciplina gerencial que integra estratégias e objetivos de uma organização com experiências e necessidades de clientes, por meio do foco em processos ponta a ponta. BPM engloba papéis, políticas, métodos e tecnologias para analisar, desenhar, implementar, gerenciar desempenho, transformar e estabelecer a governança de processos (Fonte: CBOK 3.0).

A trajetória na adoção de Gestão por Processos contempla quatro grandes estágios em sua implementção:

CONCEITO DE PROCESSO PONTA A PONTA

Na mentalidade atual, com uma visão funcional, as pessoas entendem que os processos são atividades desempenhadas por um determinado departamento. Isto está errado; processos não se limitam às paredes que dividem as salas de uma empresa, mas permeiam diversos departamentos. Chamamos isto de “ponta-a-ponta”. Ou seja, um processo ponta-a-ponta considera a transversalidade de diversas áreas e cargos de chefias distintas de uma estrutura organizacional. Quanto maior a transversalidade, maior a tendência de um processo ser ponta-a-ponta.

Esta abrangência permite que o conceito de processo ponta-a-ponta seja caracterizado com todo e qualquer processo que tenha impacto direto ou indireto na organização, seja ele real ou potencial, frequente ou sazonal a qualquer parte interessada.

Abordagens para Mapeamento

Para definição da cadeia de valor e de seus respectivos subprocessos, existem duas abordagens que viabilizam o projeto de BPM:

  • Top-down – Método mais tradicional do gerenciamento, nos quais os gestores estabelecem a cadeia de valor e o desdobramento do levantamento dos processos;
  • Bottom-up – Método pelo qual são desenhados os fluxos de trabalho com as áreas para depois realizar a definição da cadeia de valor.  A definição da cadeia de valor é tomada em dados dos processos, tornando menos subjetivas.

Organizações orientadas por processos nos diversos estágios de evolução, incluem indivíduos que realizam ou proveem suporte à execução e transformação de processos, dentre os quais se destacam os seguintes papéis (Fonte: BPM CBOK V3.0):

  • Dono de processos
  • Gerente de processos
  • Analista de processos
  • Designer de processos
  • Arquiteto de processos
  • Representante funcional
  • Analista de negócios
  • Especialista
  • Patrocinador
  • Tecnólogos